Pesquisas mostram que 58% dos brasileiros interessados em veículos são mulheres. Este dado comprova que o público feminino está cada vez mais presente na direção de veículos e exerce grande influência na decisão de compra de carros no Brasil.
O público feminino representa uma parcela significativa dos clientes das oficinas mecânicas, embora o universo automotivo ainda seja visto (erroneamente) como um ambiente predominantemente masculino.
Se o seu objetivo é conquistar e fidelizar este público na sua oficina, pense na importância de implantar algumas mudanças no sentido de promover um melhor atendimento, para que elas se sintam seguras e à vontade ao procurarem os seus serviços.
Aproximar as mulheres da oficina pode ser visto como uma oportunidade de crescimento para o seu negócio. Confira as dicas que a IKS preparou para você conseguir se relacionar melhor com este público.
#Derrube preconceitos
O número de mulheres interessadas em carros e mecânica tem crescido cada vez mais. Elas também se interessam pelo design do automóvel, sua funcionalidade, conforto, custo-benefício e segurança. Por isso, muitas mulheres buscam entender mais sobre os aspectos mecânicos do veículo.
Segundo estudos, homens e mulheres têm os mesmos conhecimentos e receios quando o assunto é conserto e manutenção de seus carros. Outro dado importante, metade das representantes do sexo feminino sente-se intimidada devido à falta de conhecimento e a grande maioria evita oficinas mecânicas com medo de serem enganadas por profissionais mal intencionados.
Este cenário mostra a necessidade de uma mudança cultural neste segmento. Evite comentários machistas e piadas de mau gosto. E por que não quebrar paradigmas e ter uma equipe mista em sua oficina, contratando profissionais mulheres?
#Entenda o público feminino
Compreender o ponto de vista feminino pode fazer toda a diferença na forma como a sua equipe se relaciona com as clientes. Esse entendimento pode ser conquistado através de ações simples, pesquise sobre o assunto, converse com outras mulheres conhecidas. Entender suas dores e necessidades dará a você uma visão estratégica para superar as expectativas e atender a este público com excelência.
#Treine sua equipe
Sendo você um mecânico autônomo ou proprietário de uma grande oficina, o conhecimento obtido em suas pesquisas sobre o universo feminino pode e deve ser levado em consideração na hora do atendimento. Da recepção ao pós-venda, sua equipe deve estar apta a esclarecer todas as dúvidas e explicar o serviço realizado com clareza.
Se perceber que a cliente não tem muita afinidade com mecânica, não tire proveito da situação. Trate-a sempre com respeito, cortesia e profissionalismo.
#Organização e limpeza
As mulheres, geralmente, são mais atentas aos detalhes. Elas demandam uma atenção especial quanto à limpeza e organização do local.
O aspecto visual da oficina também conta como diferencial para fidelizar o público feminino. Um ambiente limpo e organizado passa a impressão de profissionalismo e confiança. Procure avaliar:
Como uma mulher irá se sentir no ambiente da sua oficina?
Ela está sempre limpa e organizada?
Existe um espaço de espera pensado para as necessidades das suas clientes?
#Proporcione uma boa experiência em sua oficina
Como vimos no tópico anterior, limpeza e organização são essenciais para fidelizar toda a sua clientela, mas em especial o público feminino.
Para entregar uma boa experiência de compra às clientes que procuram a sua oficina para um serviço de conserto ou manutenção, é imprescindível não somente oferecer um serviço de qualidade, mas acima de tudo agir com cortesia, transparência e honestidade.
Você pode também desenvolver ações voltadas especialmente ao público feminino. Não é necessário um grande investimento, com pequenas melhorias e criatividade você conseguirá atrair e fidelizar maior número de clientes.
Não sabe como? Considere estas ideias:
· Ofereça uma sala de espera aconchegante, limpa e organizada;
· Disponibilize revistas atuais com assuntos de interesse do universo feminino;
· Disponibilize água, café e algumas frutas frescas, sinal de cuidado e gentileza;
· Ofereça uma pequena área ou alguns brinquedos para crianças;
· Crie promoções, como um dia de descontos especiais para mulheres;
· Disponibilize um serviço de manicure enquanto a cliente aguarda o serviço ser realizado;
· Use linguagem e cores do universo feminino no marketing da sua oficina;
· Aromatize os ambientes com um perfume agradável (Marketing Olfativo);
· Crie pacotes de serviços diferenciados para as necessidades do público feminino, como por exemplo um curso ou treinamento de mecânica básica (para que elas se sintam mais seguras ao contratar uma oficina), e por que não ministrado por profissionais mulheres?
· Utilize as redes sociais para se comunicar com o público feminino através de dicas e conteúdos relevantes.
Enfim, oferecer às clientes um ambiente de igualdade, respeito e transparência certamente proporcionará à sua oficina não somente uma boa imagem, mas uma ótima fonte de indicações para crescer dentro deste nicho e, acima de tudo, a satisfação de prestar um bom atendimento a este público que vem crescendo tanto no segmento automotivo.
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